ECAD Import Module

Para Importar Arquivos ECAD e Simular Componentes Eletrônicos

ECAD Import Module

O layout de um transformador plano foi importado de um arquivo ECAD e convertido em um modelo de geometria 3D. É ilustrado o potencial elétrico sobre sua superfície.

Simulando Componentes Eletrônicos

O desenvolvimento de dispositivos MEMs, circuitos integrados (ICs ou chips) e placas de circuito impresso (PCBs) requer cada vez mais precisão na previsão de características e do desempenho dos dispositivos, até mesmo antes de fabricar um protótipo. Componentes de tamanho cada vez menores demandam simulações que incorporem as interações de vários fenômenos físicos. Usando o ECAD Import Module, você pode importar seus arquivos ECAD para o COMSOL Multiphysics e converter os layouts 2D em uma geometria 3D adequada para simulação. Isso abre um mundo de simulações, incluindo, entre outras aplicações, o comportamento eletromagnético, térmico e estrutural desses componentes e dispositivos.

Importando Formatos ECAD Para o COMSOL Multiphysics

Os formatos para transferir dados ECAD contêm os layouts de cada camada que compõe um dispositivo, seja ele um chip ou uma placa de circuito impresso. O ECAD Import Module reconhecerá os formatos geométricos nesses layouts e construirá objetos de geometria plana que podem ser extrusados de acordo com as informações de empilhamento de camadas encontradas no arquivo ou fornecidas durante a importação. Para necessidades de simulação MEMS e IC, o ECAD Import Module suporta o formato GDSII. Para desenvolver placas de circuito impresso, os formatos de arquivo ODB++, ODB++(X) e NETEX-G podem ser importados. O formato NETEX-G é o formato nativo de um programa de mesmo nome que pode ser usado para extrair os traços metálicos de uma rede específica a partir de arquivos de layout de Geber e de furação, que são usados amplamente para enviar projetos de placa de circuito impresso para fabricação.

Tratando Arquivos ECAD Importados

Dependendo do formato do arquivo, a ferramenta de importação oferece opções para configurar as células ou redes que deveriam ser usadas para construção da geometria. Você também pode excluir camadas, editar espessuras e elevações de camada, decidir como fios de ligação devem ser representados na geometria final e até mesmo ajustar os parâmetros para reconhecimento de arcos. Para uma configuração mais rápida do processo de importação, é possível carregar as informações de configuração das camadas a partir de um arquivo de texto. Para encurtar ainda mais o tempo gasto definindo simulações, você pode configurar a importação para criar seleções automaticamente para cada camada. Essas seleções são então disponibilizadas quando você está atribuindo definições físicas a domínios e contornos.

Os objetos em geometria 3D construídos a partir dos layouts ECAD podem ser adicionalmente modificados usando recursos à disposição no COMSOL Multiphysics. Quando combinada ao CAD Import Module ou a um dos produtos LiveLink, a geometria 3D pode ser exportada para os formatos de arquivo ACIS® ou Parasolid® para uso em outros softwares.

Parasolid é uma marca registrada da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. ACIS é uma marca registrada da Spatial Corporation.

Apoio na implementação do formato ODB++ foi fornecido pela Mentor Graphics Corporation nos termos e condições do documento ODB++ Solutions Development Partnership General Term and Conditions (http://www.odb-sa.com/). ODB++ é uma marca da Mentor Graphics Corporation.